24/06/2025 Corrida

Superação e paixão pela corrida: Samir Andreazza Benini quebra o recorde pessoal na 14ª Maratona Floripa

A participação na Maratona Floripa simboliza mais do que um desafio vencido: é a celebração de um estilo de vida transformado pelo esporte. Agora, com novos objetivos em vista, ele segue motivado a ir ainda mais longe.

O fim de semana foi de conquista e superação para o atleta Samir Andreazza Benini, 37 anos, que participou da 14ª Maratona Floripa e quebrou seu recorde pessoal nos 21 km, com o tempo de 1h48min.

A quebra de recorde é reflexo de uma trajetória recente, mas intensa, de dedicação, treinamento e amor pela corrida. “Tudo começou em fevereiro de 2023, quando participei da prova de 5 km em Nova Pádua. Foi o ponto de partida para essa paixão”, relata Samir.

O 2º lugar na categoria por idade, logo na primeira prova, despertou ainda mais o interesse de Samir pela modalidade. Na ocasião, Samir conheceu os florenses Anderson Agostini e Catiane Garibaldi que fizeram os 21 km e, colocou como um dos seus objetivos, fazer essa distância. Pouco tempo depois, Benini iniciou os treinos com a Personal Trainer Renata Mascarello, que tem sido peça fundamental na sua evolução.

Desde então, os quilômetros percorridos aumentaram, assim como o entusiasmo pela corrida. No mês de abril de 2023, o atleta finalizou os 16 km da Porto Alegre Half Marathon. Em apenas dois anos na modalidade, o empresário já fez cinco meias-maratonas e, no mês de abril de 2024, completou a Maratona Internacional de Porto Alegre.

A rotina de treinos, a disciplina e o apoio de familiares e amigos foram essenciais para que o atleta cruzasse a linha de chegada na capital catarinense com um tempo inédito, superando todas as suas marcas anteriores. “O próximo desafio é participar da Summer 48, em dezembro, onde serão percorridos 48 km entre Itapeva (Torres) até Capão da Canoa”, destaca Andreazza.

A participação na Maratona Floripa simboliza mais do que um desafio vencido: é a celebração de um estilo de vida transformado pelo esporte. Agora, com novos objetivos em vista, ele segue motivado a ir ainda mais longe.

Para Samir, a corrida é um esporte bastante desafiador, onde o atleta conhece os limites do corpo e da mente. O preparo não é apenas físico, mas principalmente mental. “É um esporte que aceita todos os atletas, independente do peso, altura e idade. Para mim, a corrida é um esporte libertador”, finaliza ele.

Texto: Maicon Pan
Fotos: Samir Andreazza Benini