“A conquista do Mundial de Jiu-Jitsu teve a participação da família, professores, colegas de treino, amigos e de Deus, que sempre nos guia. Sabemos que a trajetória exige muito treino, disciplina e foco”, frisa o pai Júlio De Borba.
O ano de 2025 ficará marcado na trajetória da jovem Eloá Tonin De Borba no Jiu-Jitsu. No último dia 7 de dezembro, a novaromense disputou a Super Copa dos Campeões, realizada na Radar Sports, em Gravataí. Eloá repetiu o desempenho dos últimos campeonatos e conquistou mais um título.
Após vencer o Mundial de Jiu-Jitsu Kids, em Abu Dhabi, Eloá, de apenas 8 anos, voltou a subir no lugar mais alto do pódio, coroando um ano dourado. A atleta competiu pela primeira vez na faixa cinza e, mesmo pesando 25 kg, enfrentou adversárias com peso entre 28 e 32 kg. Ainda assim, mostrou grande desempenho, realizou excelentes lutas e venceu a competição em sua estreia na nova categoria.
No mês de novembro, Eloá viajou para Abu Dhabi acompanhada dos pais, Júlio e Juliane, e do professor André Novello, para disputar o Mundial de Jiu-Jitsu Kids. A experiência internacional trouxe novos aprendizados, contato com outra cultura e, principalmente, a emoção da conquista do tão sonhado título de Campeã Mundial.
De acordo com o pai, Júlio De Borba, a vitória é resultado do apoio de muitas pessoas. “Essa conquista teve a participação da família, dos professores, dos colegas de treino, dos torcedores, dos amigos e de Deus, que sempre nos guia. Isso é só um começo brilhante. Sabemos que a trajetória exige muito treino, disciplina e foco”, destacou.
Eloá começou a praticar Jiu-Jitsu em meados de 2024, mas foi apenas em junho deste ano que passou a competir oficialmente. Em seis meses de competições, a atleta conquistou nove medalhas, sendo oito de ouro e uma de prata, obtida justamente em sua primeira competição. “Entre todas as medalhas, eu destaco a de prata, porque ela me mostrou a importância de treinar cada vez mais para evoluir sempre”, frisou a jovem atleta.
Eloá agradece a todos que torceram e espera que 2026 seja tão abençoado quanto foi este ano, com muitas competições e títulos.
Texto: Maicon Pan
Fotos: Divulgação