05/10/2020 Corrida

Desafio da Equipe Team Via de Vanti foi um grande sucesso

Ao completar a distância de 80 km, sobraram agradecimentos de quem encontrou no desafio uma melhor qualidade de vida.

Com os treinos suspensos devido a pandemia do novo Coronavírus, os organizadores da Equipe Team Via de Vanti, Munique Zorgi Bertin, Marilei Francescatto, Mauricio Zorgi Bertin e Oscar Felipe Francescatto elaboraram um desafio para motivar os atletas a praticarem exercícios físicos e não deixarem de fazer suas atividades durante este período.

Os organizadores conseguiram apoio financeiro com empresas patrocinadoras e arrecadaram um valor mínimo de inscrição de cada atleta interessados em participar e todos os atletas que concluíram o desafio ganharam medalha e camiseta exclusiva do desafio de 80 Km.

Além dos atletas que já praticavam o esporte, outras pessoas entraram no grupo e se desafiaram, seja pelo gosto ou pela necessidade. Pessoas sedentárias ou que nunca sequer tinham corrido relatam a experiência. Com 42 anos de idade e pesando 132 kg, Felipe Alexandre Salvador trabalhava sentado e considera-se extremamente sedentário. “Se caminhava 200 metros por dia era muito. Chegava em casa e ficava no sofá trabalhando de forma on-line. Minha atividade física era praticamente nula”, relata Salvador.

“Se precisava ir até o banco me deslocava de carro. Qualquer movimento a mais que fazia sentia um cansaço monstruoso. Como temos histórico de problemas cardíacos na família, criei em mim um “medo” de me exercitar. Estava me tornando uma bomba relógio. Tenho pressão alta (controlada por medicação), colesterol altíssimo, entre outros problemas de saúde. Vai ser extremamente difícil fazer 80 km, mas tenho a certeza que “sairei” deste desafio uma pessoa melhor”, ressaltava Felipe, antes de iniciar o desafio.

Alexandre procurou inicialmente uma nutricionista com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação. Depois, embora com certo medo, aceitou o convite para fazer o desafio da Equipe Team Via de Vanti. Começou com poucos metros por dia, foi aumentando a distância e conseguiu concluir o desafio. “As caminhadas aceleraram meu metabolismo e, junto com uma alimentação regrada, hoje peso 124 kg e não tenho mais colesterol alto e também diminui bastante a circunferência”, destacou Felipe, que teve o apoio todo particular de Franciane Rocha e Josiane Marielle.

“Foi gratificante acompanhar toda a evolução do Felipe. Outras pessoas que não tinham o hábito de se exercitarem também conseguiram finalizar o desafio. Os atletas podiam optar pela caminhada ou corrida, sem um limite de tempo ou distancia diária. Cada um marcava sua quilometragem diária no aplicativo “Strava” e eram computados diariamente pela equipe”, recorda a atleta.

Munique lembra que o desafio teve 24 atletas inscritos entre homens e mulheres. A primeira pessoa a concluir o desafio foi a atleta Luísa Bellincanta, de 64 anos. “Isso mostra que não importa a idade e a condição física de cada um. Com foco e determinação todos conseguem alcançar seus objetivos”, destaca Munique.

“O desafio podia ser feito na esteira, de casa, ou na rua. Conforme os atletas concluíam o trajeto de 80 km recebiam o kit com medalha e camiseta do desafio, com uma embalagem personalizada da equipe, além de um cartão parabenizando os aletas por aceitarem e por concluírem o desafio”, conclui Munique.

Ao final dos 80 km, sobraram agradecimentos de quem encontrou no desafio uma melhor qualidade de vida. “Só quero agradecer porque a Equipe Team Via de Vanti está mudando a minha vida”, resumiu Felipe Alexandre Salvador.

Texto: Maicon Pan
Fotos: Divulgação