06/07/2022 Bocha

Certame de bochas de Nova Pádua presta uma homenagem ao saudoso Tomé Tonet

Tomé sempre foi bastante atuante e por muitos anos foi titular da equipe tendo participado de todas as conquistas do Nova Geração na modalidade.

Neste sábado, 9 de julho, Cerro Largo e Paredes decidem o título inédito do Campeonato Municipal de Bochas de Nova Pádua. Nesta edição, a competição presta uma homenagem ao saudoso Tomé Tonet, indicado pela equipe do Nova Geração. 

Histórico de Tomé Tonet
Filho de Idamor Tonet (in memória) e Aurora Bernardi Tonet, Tomé nasceu no dia 27 de dezembro de 1959. Até os 18 anos, permaneceu trabalhando na agricultura, junto com os pais, e, posteriormente foi morar em Flores da Cunha onde começou a trabalhar como pedreiro. Com 22 anos, voltou a morar em Nova Pádua, mas continuou na área da construção civil. 

Em 1982 casou-se com Lorita Tonet com quem teve os filhos Fabiano e Felipe. Em 1992, o casal começou a fazer ceasa, inicialmente com produtos que eles mesmo produziam, nas terras alugadas de Ciro Sonda, no Travessão Leonel e, mais adiante, na compra e venda de produtos. Em 2004, Tomé e Lorita investiram na Empresa Frutti Pádua, com foco na compra e venda de frutas. 

Em 1993 foi realizado o Campeonato de Bochas Raça. Depois desta competição, o grupo de atletas com a mesma faixa etária decidiram formar a equipe Nova Geração e disputar as competições de Nova Pádua e Flores da Cunha. Convidado pelos amigos, Tomé foi um dos treze fundadores da equipe. 

Tomé sempre foi bastante atuante e por muitos anos titular da equipe tendo participado de todas as conquistas do Nova Geração na modalidade. Nos anos mais recentes, Tomé preferia apenas acompanhar a equipe e jogava apenas se fosse necessário. Fazendo parte do grupo como titular ou reserva, Tomé nunca se desligou da equipe e era um incentivador dos amigos e companheiros de time.  

Tomé Tonet faleceu no dia 28 de novembro de 2016, aos 57 anos, vítima de acidente de trânsito.