24/07/2020 Futsal

ESPECIAL - União Feminina lidera os títulos no futsal feminino de Flores da Cunha

Com sete títulos, o União Feminina é o maior campeão da modalidade. Cruzeiro e J.A têm quatro conquistas cada.

Ainda sem saber se a edição deste ano do campeonato municipal de futsal feminino de Flores da Cunha será realizada por conta da pandemia da Covid-19, o Jornal O Florense traz os maiores vencedores da modalidade.

Desde o ano de 2005, quando a competição foi disputada pela primeira vez, a equipe do União Feminina conquistou sete títulos municipais e, destes, seis foram de forma consecutiva. De acordo com o auxiliar geral, José Eurico da Rosa, 50 anos, o trabalho como técnico da equipe começou numa brincadeira. “Fui acompanhar minha esposa no treino e passei algumas orientações para a equipe. As meninas gostaram e fizeram o convite para que eu treinasse o time. Desde então, cerca de 180 atletas treinaram e passaram pelo União Feminina e, muitas delas, estão atuando por outras equipes do município”, declara.  

Zé, como é conhecido, ressalta a ótima relação entre técnico e atletas. “Fora de quadra temos um convívio de amizade entre os membros da comissão técnica e o grupo de jogadoras. Dentro de quadra as meninas me respeitam e procuram evoluir. Sempre trato todas com carinho e procuro o melhor para cada uma delas”, salientou Rosa, que hoje ocupa o cargo de presidente e treina a categoria de base do União. 

Além das competições municipais, o União Feminina já representou Flores da Cunha em Caxias do Sul, Antônio Prado, Farroupilha, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha e na região do Alto Uruguai, onde conquistou o título do campeonato que reuniu os campeões das migro-regiões do Rio Grande do Sul. “Em todas as competições, o time conquistou bons resultados”, finalizou.

A microempresária Dilvane Paschoal, 38 anos, começou a jogar futsal com 15 anos e conquistou o primeiro título pelo União Feminina com 24, e, na sequência, fez parte do elenco que conquistou os sete títulos da competição municipal.

Para Dilvane, a conquista mais marcante foi a de 2009, quando o União Feminina venceu o Pedancino por 11x7 e conquistou o tetracampeonato. “Foi marcante por que todos estavam mobilizados para aquela final realizada no Parque da Vindima, onde foram colocadas arquibancadas de madeira e ficaram lotadas. A vibração da torcida motivou os times e foi uma decisão eletrizante”, recorda. 

Depois da hegemonia do União Feminina, a equipe do J.A conquistou quatro títulos consecutivos. O primeiro em 2014, quando derrotou o União Feminina por 6x5. O segundo título veio com a vitória de 9x1 sobre o Asa Branca. O tricampeonato foi conquistado ao derrotar o Rosa Dourada pelo placar de 5x1. O quarto título da equipe veio em 2017, com a vitória de 7x2 sobre o Cruzeiro. 

A manicure Franciele Pinto, 33 anos, foi campeã pelo Cruzeiro e quatro vezes defendendo as cores do J.A. Além dos cinco troféus de primeiro lugar, Franciele destaca que o futsal proporcionou muitas outras conquistas. “Foram muitas alegrias e amizades verdadeiras que cultivo até hoje. Sempre levei comigo a minha humildade a cima de tudo, o respeito aos meus adversários. Para mim, o futsal e o futebol são uma grande diversão. Fico ansiosa antes de cada jogo e, principalmente, das decisões, frisa Franciele.

Segundo a analista comercial, Mayara Foscarini, 28 anos, o futsal entrou na vida da atleta depois da recuperação de uma cirurgia, resultado de uma lesão sofrida no futebol de campo. “Quando voltei a jogar, decidi focar no futsal até porque o E.C Juventude encerrou as atividades do futebol de campo feminino. A partir daquele momento foquei no futsal”, lembra a atleta.

Mayara teve o privilégio de conquistar sete títulos do futsal por três equipes diferentes. O primeiro título foi em 2010, pela equipe do União Feminina. No ano seguinte mais um título pelo União. A partir de 2014, a atleta defendeu o J.A, onde teve três conquistas consecutivas. Em 2018 e 2019 voltou a defender a equipe de São Gotardo, com mais dois títulos. Em 2018, o Cruzeiro venceu o Independiente nos pênaltis, pelo placar de 3x2 e sagrou-se campeão invicto. Nesta edição, Mayara, com 33 gols marcados, foi a goleadora do campeonato. “Sou grata por ter conquistado títulos pelo União Feminina, J.A e Cruzeiro. Cada conquista teve a sua história. Cada título foi conquistado com muita superação e dedicação. Além da alegria pelas glórias alcançadas, foram muitas amizades construídas ao longo desses anos”, resume Mayara, que destaca a gratidão pelo aprendizado adquirido em cada equipe que defendeu na carreira.

Para ela, todos os títulos foram especiais. Cada campeonato que disputou, encarrou como um novo desafio de unir e entrosar o time. “O título de 2019, pelo Cruzeiro, quando vencemos as Jorgitas pelo placar de 5x0 foi especial. “Além de estar recente na memória, a trajetória de superação do grupo foi incrível”, recorda.

Galeria de Campeões
2019 – Cruzeiro
2018 – Cruzeiro
2017 – J.A
2016 – J.A
2015 – J.A
2014 – J.A.
2013 – União Feminina
2012 – Cruzeiro
2011 – União Feminina
2010 – União Feminina
2009 – União Feminina
2008 – União Feminina
2007 – União Feminina
2006 – União Feminina
2005 – Cruzeiro

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Maicon Pan/Divulgação