27/02/2025 Diversos

Tatiana e Vanusa se preparam para o maior desafio no beach tennis

“Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades, mas vamos dar o nosso melhor para que seja possível trazer o título do Circuito Sesc de Verão para Flores da Cunha”, afirmam as atletas.

Depois da conquista do título da etapa de Flores da Cunha do Circuito Verão Sesc de Esportes, Tatiana Baldin (43) e Vanusa Straubel (48) se preparam para o maior desafio da dupla. Nos dias 15 e 16 de março estarão representando Flores da Cunha na final estadual do Circuito, que ocorre em Torres.

Tatiana e Vanusa se conheceram em jogos em comum na academia onde treinam. A primeira experiência como dupla aconteceu por acaso. Para a disputa de um torneio, precisavam de duplas e foi sugerido para que jogassem juntas. As atletas conversaram e aceitaram o desafio, terminando na 2ª colocação.

Tatiana relata que algumas técnicas, em determinadas jogadas, foram as principais dificuldades ao iniciar na modalidade, a ponto de ser um limitador para atingir as estratégias de jogo. Para Vanusa, a maior dificuldade foi conciliar o trabalho com as aulas preparatórias e horários de jogos.

Em um ano, a dupla já disputou onze torneios, sempre chegando entre os semifinalistas e, em muitos deles, conquistando lugar no pódio, como 3º lugar, vice-campeãs e campeãs.

As atletas destacam o sentimento de representar Flores da Cunha na grande final do Circuito. “Me sinto lisonjeada por representar o Município que investe no bem-estar social, na cultura, na educação e que agora buscam potencializar cada vez mais o esporte, mostrando real preocupação com o desenvolvimento social da população. Trabalho na área da educação de Flores da Cunha há 21 anos e percebo o interesse do poder público em proporcionar maior qualidade de vida aos cidadãos florenses”, ressalta Tatiana.

Vanusa endossa as palavras da colega ao afirmar que o sentimento é de realização e de missão cumprida pois era algo que queríamos muito. “Não vai faltar empenho, dedicação e muita luta para trazermos esse título para Flores da Cunha”, resume Straubel.

Faltando 16 dias para a competição, o foco é único e exclusivo na preparação para esse torneio. “Estamos treinando intensamente com aulas particulares e jogos com as colegas. Os treinos acontecem no turno da noite e finais de semana. “Quando conseguimos conciliar os nossos horários devido às demandas profissionais, treinamos três vezes na semana, entre uma ou duas horas por dia”, explica Vanusa.

Questionadas sobre o que elas esperam da final do Circuito, Tatiana acredita que a competição será de nível elevado com duplas de todo o Estado. “Precisaremos ter resiliência para jogar com a possibilidade de vento na praia, o que atrapalha o desenvolvimento das jogadas. Esperamos dar o nosso melhor e usar nossa energia para equilibrar os momentos tensos do torneio. Somos resilientes, tranquilas, focadas e queremos nos divertir fazendo o que gostamos”, finaliza a professora Tatiana.

Já Vanusa, acredita que a competição será de altíssimo nível já que contará com atletas de várias cidades do Rio Grande do Sul. “Sabemos que vamos encontrar dificuldades, mas vamos dar o nosso melhor para que seja possível trazer o título do Circuito para Flores da Cunha”, conclui Vanusa, que também é professora.

Texto: Maicon Pan
Fotos: Arquivo pessoal das atletas