17/02/2026 Futebol

S.E.R. Flores da Cunha é o novo nome do futebol da Serra Gaúcha

Fundado neste início de 2026, o projeto busca fomentar o futebol na cidade e revelar atletas da região para o cenário gaúcho e brasileiro.

Em 2026, a Serra Gaúcha ganho mais um clube de futebol: a S.E.R Flores da Cunha. Fábio Martins Pelizzer e Adriano Ulian Agostini tiraram o projeto do papel e decidiram fundar a equipe, inicialmente voltada para as categorias Sub-17 e Sub-20.

Após experiências no futebol profissional, os amigos organizaram uma estrutura básica, contando com o auxílio do Secretaria de Esportes do município, para ter a sua sede no Estádio Municipal Homero Soldatelli.

Já com um lar, o time também está garantido em competições de base regionais ainda nesta temporada, como a Liga Serrana, a Copa Safergs e a Autos da Serra. Fábio explicou sobre tratativas com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para ingressar nos estaduais. “A gente sabe que é um processo demorado e burocrático, com muitas documentações e valores a serem pagos, então estamos correndo atrás para viabilizar algumas coisas. Nesse ano, queremos nos filiar para poder jogar os campeonatos federados, como o Gauchão A-2, no Sub-20 e o Sub-17”, comentou ele.

Com as cores da imigração italiana (o azul, o vermelho, o verde e o branco) e com o Galo, que é símbolo de Flores da Cunha, como mascote, a nova equipe vem recebendo o apoio dos moradores, construindo, com os pés no chão, o primeiro time do município.

“A gente sabe que é um processo lento e, às vezes, gera um pouco de desconfiança. Eu confesso que me surpreendi positivamente porque foi uma recepção muito boa e as pessoas da cidade estão motivadas. Foi um trabalho muito bem pensado e queremos levar o nome de Flores da Cunha para todo o nosso Estado” conclui Pelizzer.

Fábio e Adriano são figuras conhecidas no futebol da Serra. Em 2024, o primeiro foi técnico do sub-17 do Brasil de Farroupilha, enquanto o segundo era diretor das categorias de base.

Na última temporada, Fábio passou a ser o auxiliar do técnico Gabriel Dutra, no Passo Fundo e posteriormente no Avenida, durante a pré-temporada de 2025/2026. O coordenador deixou o clube de Santa Cruz do Sul antes da estreia contra o Grêmio pelo Gauchão.

Para os primeiros passos do clube, Fábio Martins assume o comando de uma das equipes. Alguns profissionais para as comissões técnicas já foram contratados e outros ainda estão em definição, mas devem ser anunciados nos próximos dias.

Texto: Maicon Pan/Site Piccolo Esportivo
Foto: S.E.R Flores da Cunha / Divulgação