18/08/2023 Bocha

Nova Roma dedicou o título do certame de bochas aos ilustres Alcindo Gatelli e Sérgio Pradella

No último sábado, dia 12 de agosto, Alcindo (na cancha) e Sérgio (em sua casa) sagraram-se campeões pela equipe do Nova Roma, cada um com a sua importância e tiveram sim, uma noite de glória.

Após 51 anos da última conquista do Municipal de Bochas Cancha de Areia de Flores da Cunha, o título foi importante para a direção, atletas, torcedores e comunidade de Nova Roma.

A equipe dedicou o título ao atleta Sergio Pradella, o popular “Botchin”, que vem enfrentando um problema de saúde e não conseguiu acompanhar a equipe na maioria dos jogos. Para o atleta e capitão da equipe, Alef Salvador, Pradella foi o combustível para que após 6 anos aceitássemos o desafio de voltar a jogar bochas novamente.

A final terminou perto das 23h, na comunidade de São Paulino, e, até voltarem para Nova Roma em carreata e buzinaço, já era madrugada. Em frente à residência de Sérgio os carros fizeram uma breve parada e Alfeu Salvador fez questão de gritar em forte e bom som: "Botchin tu também é campeão", prova do carinho pelo colega de time. 

Para o torcedor Alcindo Gatelli, o título da equipe teve um sabor todo especial. Com uma deficiência de nascença, por conta de complicações no parto, Tindo como é carinhosamente chamado, completou 50 anos recentemente e ainda não havia sido campeão.

Mesmo com o problema de saúde, desde pequeno, Alcindo acompanhava o pai Adelino Gatelli “im memoria” nos jogos. Era comum o menino escapar dos cuidados da mãe, Rosa Bett Gatelli, para jogar bochas na raia do salão de Nova Roma. 

Na adolescência, começou a jogar bochas pela equipe de Nova Roma. Jogava bem, mas quando os torcedores começavam a gritar, Tindo se desconcentrava e não conseguia manter o mesmo desempenho. 

Gatelli, acompanhou a equipe de bochas da comunidade em todos os jogos do campeonato. Na final, realizada no sábado, o clima entre todos era de muita apreensão, até porque estava em jogo o título do certame.

Na última jogada da 4ª partida, quando o Monte Bérico vencia por 22 x 20, Alcindo estava assistindo ao lado do atleta Andryus Salvador, que também é seu vizinho. Gatelli virou-se para Salvador e, com lagrimas nos olhos disse: “De novo o Monte Bérico campeão e eu sem nenhum título”.

“Aquela frase me arrepia até hoje. Na hora senti um aperto no coração e fiz uma promessa: Se o Nova Roma fosse campeão atravessaria a cancha de joelhos”, lembra Andryus. Depois de uma jogada espetacular do atleta Nide, o Nova Roma venceu aquela partida, empatou a decisão em 2 x 2 e depois venceria a 5ª e decisiva partida para o delírio de Tindo. 

O carinho dos atletas por ele é tão especial que ele fez fotos com os capitães Alfeu e Alef Salvador ao receberem o troféu de campeão. O momento sublime da conquista de um título é quando o técnico é erguido pelos jogadores, como muitas vezes Tindo viu o Grêmio, seu time de coração, fazer nos últimos anos. No sábado, Alcindo conquistou o tão sonhado título nas bochas e teve uma noite de glória, nos braços dos amigos.

Texto e Fotos: Maicon Pan