13/08/2023 Bocha

Nova Roma conquista o título do Certame de Bochas Cancha de Areia de Flores da Cunha após cinco décadas

Depois da comemoração por parte dos atletas e torcedores do Nova Roma, foi realizada a entrega simbólica dos troféus. A festa oficial acontece no dia 16 de setembro.

Eram perto das 23h quando o Nova Roma conquistou o título do Campeonato Municipal de Bochas Cancha de Areia de Flores da Cunha – Taça Reny Luiz Scopel. Foi uma grande final, com partidas muito disputadas. Algumas com apreensão em cada bocha.

Na primeira partida a equipe do Monte Bérico venceu pelo placar de 24 x 8. Na segunda, a equipe da comunidade de Nova Roma chegou ao empate, vencendo por 24 x 14. Na terceira partida, a equipe do Nova Roma vencia pelo placar de 20 x 4, mas o atual campeão reagiu, virou e venceu por 24 x 20.

Quando a quarta partida começou, o relógio marcava 19h e, cada jogada era minunciosamente pensada e discutida pelos jogadores e capitães das equipes. O que era planejado, na grande maioria das vezes, muito bem executado pelos bochófilos.

Na última jogada, o Monte Bérico tinha 22 pontos no marcador. A equipe do Nova Roma tinha 20 pontos no placar, dois pontos no “chão” e mais uma bocha a ser jogada. A chance de pagar o ponto e decretar a vitória e o título do Monte Bérico era enorme, mas o atleta Nide decidiu jogar. Numa jogada de “Pelé”, a bocha chegou mansamente e fez quatro pontos, fechando a partida em 24 x 22, para a comemoração dos torceres do Nova Roma.

Com o empate em 2 x 2 o título foi decidido na 5ª e decisiva partida. Nas primeiras jogadas, a pressão sobre os quatro atletas ficou evidente. Em algumas jogadas, a bocha mais perto do bolin chegou a ficar a mais de um metro de distância. Aos poucos, a adrenalina foi baixando e o nível técnico aumentando.

As duas equipes se mantiveram sempre encostadas no placar. O Nova Roma fazia dois pontos. Na jogada seguinte, o Monte Bérico empatava e assim seguiu até placar marcar 20 x 20. Na jogada seguinte, o Nova Roma fez 22 x 20 e, na última e derradeira jogada o Nova Roma colocou a primeira bocha rente ao bolim e o Monte Bérico não conseguiu tirar, finalizando em 24 x 20 e a decisão em 3 x 2.

Depois da comemoração por parte dos atletas e torcedores do Nova Roma, foi realizada a entrega simbólica dos troféus. Representando a família do homenageado, Valdemar Scopel e Daniela Schiavenin, embaixatriz da 15ª Fenavindima e sobrinha do saudoso Reny Luiz Scopel, fizeram a entrega do troféu de 3º lugar ao representante da equipe do São Paulo.

Na sequência, Valdemar e Daniela fizeram a entrega do troféu de 2º lugar ao atleta e sobrinho de Reny, Rafael Scopel, da equipe da comunidade de Monte Bérico.

Por fim, Alfeu e Alef Salvador, pai e filho, receberam o tão sonhado troféu de campeão do Municipal de Bochas Cancha de Areia de Flores da Cunha, para a comemoração dos torcedores do Nova Roma.  

Texto e Fotos: Maicon Pan