“Pretendo treinar bastante e buscar bons resultados na Argentina, onde será disputado o Sul-Americano. A cada dois ou três meses há campeonatos para disputar, mas não consigo participar de todos por conta dos custos elevados", finaliza Juliano.
Nos dias 29 e 30 de novembro, o florense Juliano Venso dos Santos, 29 anos, conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Seleções de Luta de Braço, na categoria até 75 kg, tanto no braço direito quanto no braço esquerdo. Com o resultado, o atleta garantiu vaga para o Campeonato Sul-Americano de Luta de Braço, previsto para acontecer em junho de 2026.
Natural de Cascavel/PR, Juliano veio para Flores da Cunha com apenas um ano de idade. A primeira experiência com a modalidade ocorreu em 2013. O atleta treinou até 2017, quando fez uma pausa. O retorno aos treinos e às competições aconteceu na metade de 2024.
Além do título brasileiro conquistado neste mês, Juliano já havia sido vice-campeão brasileiro em 2016. Nesta temporada de 2025, também se sagrou campeão gaúcho. O atleta integra a equipe V8 Farroupilha, porém, devido à distância e ao fato de trabalhar no período noturno, encontra dificuldades para treinar com os companheiros de equipe. Sendo assim, Juliano pretende montar a equipe V8 Flores da Cunha, para facilitar os treinamentos.
Atualmente, o florense realiza seus treinos na Academia Best Shape, sob a orientação do proprietário e personal trainer Andrey Rigo. Segundo Juliano, muitos atletas acabam desistindo da modalidade pela falta de patrocínio e apoio. O custo com inscrição, deslocamento e hospedagem para as competições dificulta a participação”, relata ele.
“Pretendo treinar bastante e buscar bons resultados na Argentina, onde será disputado o Sul-Americano. A cada dois ou três meses há campeonatos para disputar, mas não consigo participar de todos por conta dos custos elevados. Sou bastante profissional, mas sempre é possível evoluir, com foco e determinação nos treinamentos”, finaliza Juliano Venso dos Santos.
Texto: Maicon Pan
Foto: Divulgação