23/05/2020 Diversos

ESPECIAL - Poker: um jogo de estratégia e inteligência

Nesse esporte não basta ter sorte, os jogadores precisam ter outras habilidades

Com a quarentena cada vez mais presente na vida, as pessoas estão encontrando no poker uma forma de se divertirem e também uma oportunidade de ganhar dinheiro com as mesas online. Os primeiros arquivos que remetem ao poker são por volta de 1830, pela região de New Orleans, cidade norte-americana com grande influência francesa. As variantes do esporte foram nascendo aos poucos e se espalhando pelo país por meio das grandes migrações. Por volta de 1925 surgiram os jogos de cartas comunitários e o poker ganhou destaque, principalmente na Inglaterra, França e, com muita força, tomou a Ásia. O poker passou a ganhar fama esportiva na década de 1970, com a criação da World Series of Poker (WSOP). A invenção do poker pela internet veio para, realmente, explodir o esporte como um dos maiores passatempos e jogos de competição em todo o planeta.

Para o comerciante Odeli Sonda, 49 anos, no poker é importante estudar o comportamento do adversário. “Algumas vezes o blefe funciona e ter a sorte do seu lado também ajuda, embora o jogo seja uma combinação de cartas que lhe proporciona, de forma matemática, um percentual de probabilidade que você tem de vencer o seu adversário. Baseado nesse percentual você aposta ou desiste da jogada. Fazer essa leitura é fundamental para se ter sucesso em um torneio”, destaca.

Sonda não costuma jogar com frequência, mas gosta de praticar o esporte com os amigos, além de participar de algumas etapas do Campeonato Gaúcho de Poker quando ocorrem na região. “Venci um torneio online e ganhei uma viagem com estadia e inscrição para um torneio internacional no Uruguai. Em outra disputa ganhei uma viagem custeada pelo poker para Bariloche, na Argentina. Em uma etapa do Campeonato Gaúcho, sediada em Caxias do Sul, venci a modalidade “High Roller” e conquistei a participação na FT (mesa final), ficando na 5ª colocação. Além do título, rendeu uma grana”, recorda ele.

Jogadas:
A Royal Straight Flush é a maior jogada do poker e acontece quando o jogador consegue uma sequência do mesmo naipe com ás, rei, dama, valete e dez. A Straight Flush é a segunda maior jogada do poker com uma sequência de cinco cartas do mesmo naipe.  Depois aparecem a quadra (quatro cartas com o mesmo valor), Full House (três cartas de um valor e duas cartas de outro valor), Flush (cinco cartas do mesmo naipe e valores diferentes), Sequência (cinco cartas em sequência de qualquer naipe), e trinca (três cartas de mesmo valor). Ainda existem as jogadas de Dois Pares, Um Par e a Hight Card, quando o atleta que tiver a carta maior vence.

Para o advogado Renê Guarese, conhecido como “Piri”, o poker é um jogo que requer muita concentração, controle de emoções, paciência (os torneios podem ser muito longos), treino, estudo e um pouco de sorte. Para ele, existem maneiras de calcular mentalmente a probabilidade de ganho a cada jogada, sempre levando em conta as cartas que se tem na mão, as cartas da mesa e as ações dos seus oponentes, que também podem entregar o jogo. “É importante não transparecer seu jogo, pois às vezes faz-se necessário o uso da tática do blefe, que significa não ter boas cartas, mas realizar apostas que façam parecer que tenha, visando que seus oponentes creiam e desistam da jogada e você seja o ganhador”, ensina Guarese.

O advogado já participou de forma mais seguida de campeonatos profissionais, mas hoje, por conta da vida profissional, diminuiu os torneios. “Geralmente inicio jogando os satélites online, que são jogos com entrada que tem um preço simbólico, os quais os vencedores ganham a entrada do campeonato principal e às vezes, até mesmo a hospedagem em resorts com acompanhante”, frisa. 

Em 2016, Guarese ganhou a entrada de um torneio em um cruzeiro pela costa brasileira junto com os melhores jogadores da América Latina. “O torneio tinha mais de 900 jogadores e eu fiquei entre os 100 melhores, ganhando mais de R$ 5 mil reais. Em 2017, da mesma maneira, joguei o campeonato catarinense de poker em um resort em Balneário Camboriú”, lembra o jogador, que também disputa frequentemente o campeonato gaúcho da modalidade.

Neste período de quarentena em que as recomendações são para evitar aglomerações, Guarese joga através do aplicativo Brasil Poker Live, que possui diversos torneios com preço acessível e com maiores chances de retorno financeiro. “É possível jogar com pessoas de outros países ou até mesmo montar uma sala online só para os seus amigos. Já fizemos diversas vezes nesta quarentena com o grupo do churrasco das quintas-feiras para manter a tradição”, frisa. Para ele, “o poker é uma prática muito interessante, que me trouxe muitas experiências, lucros, novas amizades e muitas histórias para contar”.

Texto: Maicon Pan / Jornal O Florense
Fotos: Arquivo Pessoal / Divulgação