25/04/2020 Diversos

ESPECIAL - CrossFit, a combinação de vários exercícios

Atividade combina diferentes treinos e proporciona um condicionamento físico completo

O CrossFit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e chamou a atenção até de academias de treinamento de oficiais das forças armadas americanas. Ele é um esporte derivado de vários outros, como atletismo, ginástica olímpica, levantamento de peso, entre outros. O resultado da combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo com uma grande redução de gordura corporal e a regularidade em manter uma forma física ideal.

O proprietário da CrossFit Flores da Cunha, Rafael Toscan, diz que os treinos simbolizam mais que apenas exercícios físicos. “Durante estes seis anos, a Crossfit de já transformou centenas de vidas. Somos pioneiros na Serra Gaúcha e na Região Sul e a CFFC destaca-se pelo treinamento funcional, variado e intenso”, diz ele, que comemora a liberação para a prática da atividade. No box, todos os cuidados de prevenção ao novo coronavírus estão sendo tomados.

De acordo com Toscan, a CrossFit tem um espaço planejado para os treinamentos com profissionais de Educação Física qualificados, baseando-se na saúde, condicionamento físico completo, estética e performance esportiva. “Nos treinos, o aluno move seu corpo da maneira que ele foi feito para ser movimentado, utilizando as habilidades funcionais como correr, agachar, pular, escalar, puxar, empurrar, arremessar, levantar, etc. Sempre com a variação de estímulos, movimentos, cargas, repetições, distâncias, tempos e equipamentos”, destaca.

A treinadora Jaqueline Fumagali, 25 anos, pratica a modalidade há mais de cinco anos. Ela conheceu o CrossFit por meio de um amigo que relatou que as aulas eram dinâmicas e divertidas. “Depois disso eu procurei o CrossFit de Flores, fiz uma aula introdutória, me apaixonei pela modalidade e não parei mais. Desde a minha infância, sempre gostei muito de praticar esportes. Antes eu jogava futebol, corrida e fazia musculação”, recorda Jaqueline, que já cursava Educação Física. “Comecei a estudar sobre a modalidade e foi então que surgiu a oportunidade de estagiar no box. Fiz a certificação Level I e outros cursos oferecidos pela CrossFit e comecei como treinadora”, conta. Segundo ela, todos podem fazer o esporte. “Com uma boa orientação haverá as adaptações necessárias e o respeito às limitações de cada um. É notável a evolução dos nossos alunos, de diversas formas”, pontua.

Técnicas diferenciadas

Para que o aluno possa executar os exercícios, o CrossFit utiliza técnicas e equipamentos específicos como argolas olímpicas, kettlebell, barras, caixas, cordas, bolas, elásticos, correntes, entre outros equipamentos. Porém, o principal instrumento é o próprio corpo. “Nós utilizamos, principalmente, movimentos da ginástica olímpica, do levantamento de peso olímpico e metabólico”, ressalta Toscan.

Conforme Jaqueline são trabalhadas as dez capacidades físicas do ser humano. “Almejando a harmonia entre a resistência cardiovascular, resistência muscular, força, velocidade, potência, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e precisão”, explica.

Há mais de quatro anos, o publicitário Junior Rigotto, 41 anos, optou pelo esporte. “Minha esposa começou o CrossFit em 2015 e sempre chegava em casa contente e emocionada pela evolução a cada aula e por conseguir fazer os exercícios. De tanto ela falar, fiquei curioso e num sábado fui fazer uma aula teste para conhecer. Fiz a aula, gostei, me matriculei e estou até hoje”, recorda Rigotto.

O publicitário pratica a modalidade entre três a quatro vezes por semana e destaca o apoio e incentivo dos coaches. “Estão sempre cuidando de perto os alunos para que façam os movimentos e posturas de forma correta”, diz Rigotto, que alerta que o CrossFit o proporcionou uma novo estilo de vida. “Para mim é uma terapia. Me sinto muito bem fisicamente e mentalmente. É nítida a mudança na saúde e no condicionamento físico. Estou melhor agora do que quando eu era mais novo. É simplesmente espetacular”, finaliza.

Texto: Maicon Pan/Jornal O Florense
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação