A equipe do C.E.R Cruzeiro teve uma campanha de dez vitórias, um empate e uma derrota. Em doze jogos foram marcados 63 gols e apenas 17 sofridos. Além do título o time de São Gotardo ainda teve o goleador e o goleiro menos vazado da competição.
Depois dos títulos conquistados em 2004 e 2011, o C.E.R Cruzeiro voltou a levantar a taça do Citadino de Futsal Série Ouro de Flores da Cunha. Na tarde deste sábado, 27 de setembro, a equipe de São Gotardo venceu o Tanque Cheio na decisão por pênaltis, pelo placar de 4 x 2, após empate em 3 x 3 no tempo normal.
O jogo começou com emoção logo nos minutos iniciais. Michael Fernando Fagundes arriscou, quase sem ângulo, e abriu o placar para o Cruzeiro. O empate do Tanque Cheio veio com Franciel Ascari, que aproveitou sobra após defesa do goleiro Lucas Conte Giacomin e indecisão de Vitor Magnaguagno.
Na sequência veio a virada: Deyvis Perondi Cardoso recebeu na entrada da área, girou e finalizou para colocar o Tanque Cheio na frente. Ainda no primeiro tempo, em rápido contra-ataque, Franciel tabelou com Matias Correia Silveira e fez 3 x 1. Antes do intervalo, o Cruzeiro reagiu: após boa jogada coletiva, João Vitor Finger Toigo descontou e levou o jogo para o vestiário em 3 x 2.
Na etapa final, o Cruzeiro voltou determinado e conseguiu o empate com um golaço do capitão Michael Fagundes, que acertou um chute forte da intermediária. O equilíbrio marcou o restante do confronto, com chances para os dois lados. O goleiro Lucas Giacomin evitou o quarto gol do Tanque Cheio em finalização de Franciel, e Venicio Vazzata salvou chute de Diego Erthal, levando a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, o Cruzeiro mostrou mais eficiência: Michael Fagundes, Diego Erthal, João Vitor Toigo e Vitor Magnaguagno converteram, enquanto pelo Tanque Cheio marcaram Franciel Ascari e Gian Volpato. William Baggio chutou para fora e Guilherme Gambato parou no goleiro Lucas, confirmando o título para o C.E.R Cruzeiro para a comemoração da torcida presente no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto.
Além do tricampeonato, a equipe também celebrou conquistas individuais. Daniel Dalla Rosa, com 19 gols, foi o artilheiro do campeonato, e os goleiros Lucas Conte Giacomin e Michael Dal Pra Schlotefeldt receberam o troféu de goleiros menos vazados, com apenas 11 gols sofridos. O prêmio disciplina ficou com a equipe Sexta Livre/Nacional.
O Boca Juniors/Serna, eliminado na semifinal pelo campeão, garantiu o terceiro lugar. O Tanque Cheio, após uma campanha consistente, ficou com o vice-campeonato. E no lugar mais alto do pódio, o C.E.R Cruzeiro celebrou mais um capítulo histórico: o tricampeonato do Citadino de Futsal de Flores da Cunha.
Texto: Maicon Pan
Fotos: Andrelise Cavagnoli / Prefeitura de Nova Pádua