29/04/2019 Anunciantes

Andrade Barber Shop: um novo conceito em barbearia

Depois de muito aprendizado, Raniel criou a nova campanha publicitária e um espaço retro, diferente de tudo o que já tinha na cidade

Neste final do mês de abril, o Blog Piccolo Esportivo tem a honra de anunciar a parceria ria com a Andrade Barber Shop de Flores da Cunha. Confira a trajetória desta barbearia que ganhando novos clientes a cada dia que passa.

Raniel De Andrade teve a primeira experiência como metalúrgico na Maxibus, onde permaneceu por dois anos. Quando a empresa começou a enfrentar dificuldades, Raniel acabou sendo demitido. 

A esposa Cida, que abriu o seu salão de beleza em 2007, incentivou o marido a fazer cursos para ajudar no salão. Num primeiro momento Raniel recusou, mas em 2012 aceitou o desafio e decidiu fazer o curso.

No início do curso, Raniel já tomou gosto pela coisa. Na escola, os alunos cortavam o cabelo durante todo o dia, parando apenas no horário do almoço. Terminado o curso de três meses, Raniel foi trabalhar no salão da esposa, mas as coisas não fluíram. 

“As clientes da minha esposa não me conheciam. Ela tentava indicar seus clientes homens, mas eles respondiam que não queriam ser cobaias de ninguém. Foi uma grande frustração”, recorda Raniel. 

Em nova conversa com a esposa Raniel decidiu procurar emprego para ajudar nas despesas da casa. Trabalhou uma semana na empresa de pintura do primo, quando surgiu uma vaga de estágio na escola onde havia feito o curso. Após o término do estágio, Raniel voltou a trabalhar no salão da esposa e, agora sim, com retorno positivo. 

A principal clientela de Raniel eram os jovens que frequentavam o Nosso Café. Depois de um tempo, Raniel passou a cortar apenas cabelo masculino. “Aos sábados formava-se fila no lado de fora do salão esperando para ser atendido, uma vez que o atendimento era por hora de chegada”, lembra ele. 

Unindo o útil ao agradável, surgiu a oportunidade de alugar a sala ao lado do salão onde o casal atendia. Foi então que Raniel passou a atender seus clientes num espaço mais reservado, só para homens. “Sempre gostei de fazer cortes diferentes, com degrade. Me chamava atenção os filmes do Eddie Murphy, aqueles cabelos raspados com sombra e, tinha certeza que um dia estaria oferecendo para os seus clientes, frisa Raniel. 

Em 2016, quando iniciava a onda das barbearias, Raniel passou a oferecer o corte de barba, sem antes me aperfeiçoar como cursos de workshop. “Num deles tive o privilégio de conhecer o trabalho da Men’s Day Barber Shop, de Porto Alegre, que atende os atletas da dupla GreNal”, salienta Raniel. 

Depois de muito aprendizado, Raniel criou a nova campanha publicitária e um espaço retro, diferente de tudo o que já tinha na cidade. Raniel foi o responsável por fazer toda a decoração e montagem dos ambientes e equipamentos da Andrade Barbearia, inaugurada no dia 1º de outubro daquele ano. A procura foi tão grande que Raniel passou a atender com marcação de horário.

“No início foi frustrante porque muitos clientes gostavam de chegar e já cortar o cabelo ou então, preferiam esperar ao invés de marcar horário. Era questão de costume mesmo”, frisa Raniel. 

A sala permaneceu com esse espaço retro até metade de 2018, quando Raniel e Cida alugaram a terceira sala que ficava ao lado do salão feminino. Com isso, foi ampliado o espaço da barbearia e do salão de beleza. Raniel renovou o ambiente com frigobar, mesinhas para os clientes apreciarem uma cervejinha enquanto aguardam o atendimento e, até uma mesa de sinuca no centro da sala.

Em função de uma fratura na perna, Raniel não conseguiu fazer a reinauguração da Andrade Barber Shop e começou atendendo sentado, numa poltrona, e, girando a cadeira dos clientes. “Foi mais um obstáculo superado e a recompensa chegou a ponto de ter a agenda da semana lotada já na segunda-feira”, destaca ele. 

O movimento cresceu tanto que Raniel contratou Fabio Peres que era cliente da Barbearia. Para o proprietário, a Andrade Barber Shop se destaca pelos cortes personalizados, com detalhes, riscos, desenhos. “Aqui a gente faz a sobrancelha, progressiva no cabelo, relaxamento e alisamento. É o que o público jovem curte bastante”, emenda ele. 

Além de cuidar da aparência os clientes curtem esse momento. “Uns deitam e até dormem na poltrona. Os clientes afirmam que todos os homens deveriam experimentar essa sensação, que, além de cuidar da estética visual, ainda podem saborear uma cervejinha. Um cliente brinca ao comunicar a esposa que vai para o pet shop. É um sentimento que até então o homem não tinha”, salienta Raniel. 

Perguntado se faria alguma coisa diferente caso tivesse que começar novamente, Raniel foi bem claro: “Teria começado antes nessa profissão e hoje teria mais experiência”. O proprietário afirma que pretende continuar se aperfeiçoando com mais cursos. Em julho participará de um curso com o Seu Elias e um gringo do exterior.

Uma das grandes novidades da Andrade Barber Shop é o aplicativo onde os clientes agendam seu próprio horário. “Os clientes mandavam mensagem pelo whatsapp para marcar horário durante o almoço, janta e até durante a madrugada. Isso me deixava chateado porque eu não tinha mais tempo com a minha família. Descobri que as barbearias do centro do país faziam o agendamento através de aplicativo.

Por coincidência, Raniel viu um comercial do cabelereiro do Neymar fazendo uma propagando do aplicativo Booksy e se interessou. Buscou informações, entrou em contato e começou apresentando para os seus clientes. “Num primeiro momento, muitos diziam que o aplicativo era muito pesado para baixar no celular. Sendo assim, consegui colocar o link do Booksy no Instagram e na Fan Page do Facebook. O aplicativo me ajudou e melhorou muito a organizar a minha agenda” resumiu Raniel. 

A Andrade Barber Shop atende na Avenida 25 de Julho, 1677, centro de Flores da Cunha, em frente a lotérica. Confira o trabalho da Andrade Barber Shop no Facebook e no Instagram. Agende seu horário pelo aplicativo Booksy ou então pelo WhatsApp (54) 9.8121.1019. Visite a Andrade Barber Shop: um novo conceito em barbearia.